Você está escutando barulhos no carro, mas não consegue identificar de onde vem? Acompanhe este conteúdo que a Trentino preparou e aprenda a identificar os barulhos mais comuns em veículos. Confira!

Assovio na frenagem

Você está dirigindo e, de repente, começa escutar “assovios”. Esse barulho no carro é sinal claro de desgaste das pastilhas de freio, decorrente do efeito chamado vitrificação. Tal desgaste mostra que as pastilhas de freio já não conseguem desenvolver a sua função adequadamente, e é hora de realizar a troca. 

Muitas pessoas desconsideram a leitura do manual do veículo, mas é no manual que você encontra a frequência correta de manutenção das pastilhas de freio, evitando que as pastilhas de freio cheguem ao seu limite total.

Rangidos e batidas secas na suspensão

Os barulhos no carro parecidos com um “toc-toc” e acompanhados ou não de batidas secas podem ser sinais claros de problemas nos componentes do sistema de suspensão.

O sistema de suspensão do carro é formado por várias peças, dentre elas: pneus, amortecedor, mola, braço oscilante, buchas de borracha, pivô, coxim, entre outras. Como esse sistema é muito complexo, é preciso realizar um check-up detalhado na suspensão para saber a origem do problema. Isso requer ferramentas diagnosticar o problema e realizar a troca das peças.

Estalos ao fazer curvas

Seu carro faz barulho semelhante a estalos quando você gira o volante para fazer curvas ou manobrar o veículo? Certamente, esse barulho no carro está ligado às rodas e anuncia o comprometimento  do funcionamento da homocinética. 

Mas o que vem ser a homocinética? A junta homocinética é uma das peças mais importantes na mecânica do automóvel, qualquer problema aparente em uma delas pode desencadear em um acidente grave. 

Os barulhos no carro começam quando a capa protetora de borracha se rasga e permite o acúmulo de sujidades nos rolamentos que, combinada à graxa, gera um efeito esfoliante na peça, causando folga mecânica nos alojamentos das esferas.

Pneus barulhentos

Outra reclamação bem comum entre os motoristas é pneu barulhento, independente da velocidade. Esse problema é um forte indicativo de desalinhamento. 

O veículo desalinhado é a principal causa deste barulho emitido pelos pneus. Por isso, que instruímos todos os nossos clientes a realizar o alinhamento total do carro a cada 10 mil km rodados. Fazendo isso, você contribui com a preservação da vida útil do pneu, evitando danos prejudiciais à suspensão do carro e diminuindo ainda mais o consumo de combustível.

Ronco do rolamento

O ronco do rolamento é um barulho bastante comum e de fácil identificação. O barulho é semelhante ao ruído de ventiladores domésticos, graves e abafados. Isso acontece geralmente quando ocorre o desgaste do componente. 

Ao ser percebido esse barulho no carro, recomendamos que você procure rapidamente um mecânico de sua confiança para verificar, pois pode ser coisa séria. Isso porque se não verificado com o problema ainda no início, os danos podem aumentar e há o risco de travar a roda ou algo pior, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo e sofra um grave acidente.

Correia grilando 

Este barulho é o mais perceptível, principalmente no momento da partida ou em casos de aceleração do motor. 

Esse problema é um possível indicativo de ressecamento da correia, de afrouxamento ou tensão extra do componente. A solução para este barulho no carro vai depender de cada caso. Às vezes, apenas o uso de um spray específico já resolve o problema, em outros é necessário a troca do componente.

Contudo, cada montadora estipula o momento certo para realizar a troca da correia de cada modelo de veículo que ela fabrica. O mais correto é ler todas as informações contidas no manual de instrução que acompanha o veículo. 

Estalos no motor ou câmbio

Este tipo de barulho no carro é um indicativo de problema no motor. Ele é percebido quando o motorista dá a partida, engata a marcha e o veículo entra em movimento. 

Geralmente esses barulhos estão ligados a problemas no coxim do próprio propulsor ou do câmbio. Esse componente é feito de metal e borracha, sendo a peça fundamental para amortecer as vibrações do motor e do câmbio, atuando de modo a mantê-los sempre firmes em suas posições originais. Quando estão danificados, começam a produzir estalos fortes. 

Não espere acontecer o pior, percebeu um barulho estranho no seu carro, procure um profissional qualificado para averiguar o que está acontecendo.

 

Até a próxima!