O motor é o componente mais importante do carro. Ele é responsável por transformar combustível em energia suficiente para gerar movimento nas rodas. Esse componente é formado por várias peças que, quando em funcionamento, ficam em constante atrito, o que acarreta em grande esforço.
Com o passar do tempo, essas peças vão apresentando desgaste. Se não for revisado periodicamente, o carro começa apresentar problemas, como:
- baixa potência;
- alto consumo de óleo lubrificante;
- excesso de fumaça expelida pelo escapamento;
- maior consumo de combustível;
- barulhos no motor;
- superaquecimento do motor.
Quando isso acontece, é hora de levar o carro para a oficina para que o mecânico possa identificar e corrigir o problema. Dependendo do grau do desgaste, o profissional pode sugerir dois procedimentos: a retífica ou a troca do motor. Quer entender mais sobre essas duas técnicas? Continue a leitura deste conteúdo que nós da Trentino vamos te explicar.
O que é retificar motor?
Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.
Durante a realização do reparo, o profissional pode ver a necessidade de utilizar o processo de usinagem, que visa dar forma às peças desgastadas, como virabrequim, bielas, válvulas e o próprio cabeçote do motor.
O trabalho de retificar o motor é um processo que demanda muito tempo, tudo vai depender do nível de desgaste das peças. Se o carro esteve envolvido em acidentes, pode requerer um tempo maior, principalmente se for preciso recuperar o propulsor.
O que pode levar o motor para a retífica?
No início deste conteúdo falamos que um dos problemas que levam o motor para a retífica é o desgaste natural das peças devido o atrito entre elas ocasionado pelo funcionamento. Entretanto, a falta de cuidados básicos com o carro é um dos maiores fatores que levam o motor para retificar.
E quais cuidados devo ter para evitar problemas com o motor?
- Verificar o óleo do motor;
- Colocar o aditivo do radiador;
- Utilizar sempre peças e produtos de boa qualidade.
Se você faz revisões periódicas com profissionais de qualidade, pode ter certeza que o seu carro está em perfeito estado, e você não precisa se preocupar com nada.
Será que é mais viável fazer a troca do motor?
A troca do motor é uma das opções oferecidas pelo mecânico, visto que os danos apresentados pelo carro são irreparáveis, o que demanda um procedimento mais completo e complexo. Um dos benefícios de realizar a troca do motor é que você poderá contar com um motor formado de peças originais e com a garantia de maior durabilidade.
Outro fator que vale a pena ressaltar é que a troca do motor pode ser total ou parcial. Apesar de haver peças no motor que não podem ser reparadas, outras partes podem ser reutilizadas evitando a necessidade de comprar um motor completo.
O motor parcial é formado por um conjunto de peças mecânicas que ficam próximas ao núcleo do motor. Optar pela troca do motor parcial substitui a necessidade de retificar ou trocar o motor atual por completo. A grande vantagem desse procedimento é que ele evita de você ter que passar pelo processo de regularização, visto que quem troca o motor por completo precisa levar o carro para que as entidades competentes realizem a marcação do chassi no novo motor.
Qual escolher: retificar ou trocar o motor?
Uma das formas de saber qual dos procedimentos é mais vantajoso para você é avaliar o custo-benefício de cada um. Se você optar por uma retífica, precisa sempre ficar atento aos sinais emitidos, como desempenho e estado do veículo nos primeiros 1000km.
Apesar de muitas vezes a retífica parecer mais acessível que a troca do motor, seja ela parcial ou total, você precisa avaliar o conjunto total e o quanto você está disposto a pagar pelo procedimento.
Todavia, o mais importante é optar sempre por uma oficina com profissionais capacitados, prontos para te auxiliar no seu problema. Eles vão averiguar onde estão todas as causas do seu problema, vão orçar e te apresentar os possíveis cenários. A escolha sempre será sua.
E aí, tirou todas as suas dúvidas acerca de retífica e troca de motor? Qualquer dúvida, nós da Trentino estamos prontos para te ajudar, basta entrar em contato ou fazer uma visita à nossa loja.